segunda-feira, 6 de julho de 2015

SQUID PROXY


O Squid é um servidor proxy que suporta HTTP, HTTPS, FTP e outros. Ele reduz a utilização da conexão e melhora os tempos de resposta fazendo cache de requisições frequentes de páginas web numa rede de computadores. Ele pode também ser usado como um proxy reverso.

O Squid foi escrito originalmente para rodar em sistema operacional tipo Unix, mas ele também funciona em sistemas Windows desde sua versão 2.6.STABLE4.

Squid é usado por centenas de Provedores de Internet de todo o mundo para fornecer seus usuários com o melhor acesso à Web possível. Squid otimiza o fluxo de dados entre cliente e servidor para melhorar o desempenho e caches frequentemente utilizados conteúdo para economizar largura de banda. Squid também pode solicitações de conteúdo rota para servidores em uma ampla variedade de maneiras de construir hierarquias servidor de cache que otimizam o rendimento da rede.


Infraestrutura de rede com Poxy SQUID


Milhares de web-sites ao redor do Internet usar o Squid para aumentar drasticamente a sua entrega de conteúdo. Squid pode reduzir sua carga do servidor e melhorar a velocidade de entrega aos clientes. Squid também podem ser usados ​​para satisfazer de todo o mundo - copiar somente o conteúdo que está sendo usado, ao invés de copiar tudo de forma ineficiente. Finalmente, configuração de roteamento avançado de conteúdo do Squid permite que você construa clusters de conteúdo para rotear e balanceamento de carga pedidos através de uma variedade de servidores web.

"[Os sistemas de Lula] estão atualmente em execução com uma taxa de sucesso de aproximadamente 75%, efetivamente quadruplicando a capacidade dos servidores Apache por trás deles." "Isto é particularmente visível quando uma grande onda de tráfego chega direcionado para uma página específica através de um link de outro site web, como a eficiência de armazenamento em cache para essa página será quase 100% -." Wikimedia Informações de implantação.

Organograma simples Proxy SQUID




Servidor Proxy


No cache são armazenados os objetos da Internet (ex. dados de páginas web) disponíveis via protocolo HTTP, FTP e Gopher num sistema mais próximo ao do cliente. Os navegadores podem então usar o Squid local como um servidor Proxy HTTP, reduzindo o tempo de acesso aos objetos e reduzindo a utilização da conexão. Isto é muito usado por provedores no mundo todo3 para melhorar a velocidade de navegação para seus clientes e também em LAN que compartilham a mesma conexão à Internet. Ele pode fornecer anonimato e segurança dado ser um intermediário no acesso aos objetos. No entanto a sua utilização pode gerar preocupações a respeito da privacidade pois o Squid é capaz de armazenar registros sobre os acessos, incluindo URLs acedidas, a data e hora exatas, e quem acedeu. Isto é usado frequentemente nas empresas para controlarem o acesso à Internet dos seus funcionários.

A aplicação cliente (ex.navegador) deverá especificar explicitamente o servidor proxy que quer utilizar (típico para os clientes de provedores), ou poderá utilizar um proxy transparente, em que todos os pedidos HTTP para fora, são interceptados pelo Squid e todas as respostas são armazenadas em cache, dessa forma não sendo necessário configurar o navegador. Este é uma típica configuração em corporações (todos os clientes na mesma rede local) e introduz as preocupações com privacidade mencionadas acima.

Squid tem algumas funcionalidades que permitem tornar as conexões anônimas, tais como desabilitar ou alterar campos específicos do cabeçalho dos pedidos HTTP do cliente. Se isto é feito e como, é controlado pela pessoa que administra a máquina que corre o Squid. As pessoas que requisitam páginas numa rede que usa Squid de forma transparente podem não saber que esta informação está a ser registrada. Em determinados países, os utilizadores devem ser informados sobre a possível monitorização e registro das ligações internet.



Proxy Reverso


O uso clássico de um Proxy é para um número ilimitado de servidores web sendo acessado por um número limitado de clientes. Uma outra utilização é chamada de proxy reverso. Nesta modalidade, o cache é usado por um número limitado de servidores web - ou apenas um - para ser acessado por um número ilimitado de clientes. Levando em consideração um exemplo, se o lerdo.exemplo.com é um servidor web real e www.exemplo.com é o Squid fazendo o papel de proxy reverso, a primeira vez que qualquer página do www.exemplo.com é acessada, o Squid pegaria a página de lerdo.exemplo.com mas depois os acessos seriam pegos direto da cópia armazenada no Squid. O resultado final, sem qualquer percepção ou ação por parte dos clientes, é menor tráfego para o servidor real e isso significa menor uso da CPU e memória. É possível um único Squid servir tanto o modo clássico quanto o proxy reverso simultaneamente.

O proxy SQUID também pode ser complementado com varias outras ferramentas de segurança provendo a sua rede instabilidade e segurança, mais informações sobre tais ferramentas e formas de implementá-las podem ser encontradas no site oficial em suas documentações.




Para mais informações entre em contato:
E-mail: ti.vicktorzx@gmail.com
Fone: (62)8510-6284
WhatsApp/Viber/Telegram: (62)8510-6284


Nenhum comentário:

Postar um comentário