O que é DHCP?
O Dynamic Host Configuration Protocol (DHCP) é um protocolo de rede usado para atribuir endereços IP e fornecer informações de configuração de dispositivos, tais como servidores, desktops ou dispositivos móveis, para que eles possam se comunicar em uma rede usando o Internet Protocol (IP). ISC DHCP é um conjunto de software que implementa todos os aspectos da suíte DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol). Inclui:
Um servidor DHCP, que recebe as solicitações dos clientes e responde a eles.
Um cliente DHCP, que pode ser fornecido com o sistema operacional de um computador cliente ou outro dispositivo capaz de IP e que envia pedidos de configuração para o servidor. A maioria dos dispositivos e sistemas operacionais já têm clientes DHCP incluído.
Um agente de retransmissão DHCP, que passa solicitações DHCP a partir de uma LAN para outro modo que não precisa ser um servidor DHCP em cada LAN.
O servidor DHCP, o cliente eo agente de retransmissão são fornecidos tanto como implementações de referência do protocolo e de trabalho, como implementações de amostra com recursos completos. Tanto o cliente e o servidor de proporcionar a funcionalidade que, embora não estritamente requerido pelo protocolo, é muito útil na prática. O servidor DHCP também faz concessões para clientes não-conformes que precisam ser suportados. O servidor ISC DHCP irá responder solicitações de qualquer cliente que está em conformidade com os padrões de protocolo, eo cliente DHCP ISC pode interagir com qualquer servidor que atende a esses padrões. Os componentes do ISC DHCP não precisam ser usados juntos. Ou seja, apesar de tudo, o propósito por trás das normas publicadas. O mais recente software DHCP ISC inclui software criptográfico escrito por Eric Young (eay@cryptsoft.com) do OpenSSL
História do DHCP
DHCP foi definido pela primeira vez como um protocolo de normas pista em RFC 1531 em Outubro de 1993, como uma extensão para o Protocolo Bootstrap (BOOTP), um protocolo de rede usado por um cliente de rede para obter um endereço IP de um servidor de configuração. A motivação para estender BOOTP foi que BOOTP necessária a intervenção manual para adicionar informações de configuração para cada cliente, e não fornecer um mecanismo para recuperar os endereços IP fora de uso. Muitos trabalharam para esclarecer o protocolo, uma vez que ganhou popularidade, e em 1997 RFC 2131 foi lançado, e continua a ser a partir de 2013 o padrão para redes IPv4. Para suportar o protocolo IPv6, DHCPv6 foi introduzido e documentado no RFC 3315 . DHCPv6 é um protocolo extensível. Atualmente existem mais de 80 opções definidas, com muitos processo de normalização mais submetidos. RFC 3633 acrescentou um mecanismo para DHCPv6 prefixo delegação . DHCPv6 foi alargado para fornecer informações de configuração para os clientes configurados usando a configuração automática de endereços sem estado em RFC 3736 . Para ver uma lista de opções aprovados e tipos de mensagens, por favor, visite aqui . O servidor DHCP ISC foi originalmente escrito para Internet Systems Consortium por Ted Lemon e Vixie Enterprises, e manteve-lo através de Release 3.0, que teve seu lançamento alfa em Março de 1999 e sua versão final em Janeiro de 2003. Desde 2004, uma equipe dedicada de engenharia ISC tem sido manutenção e desenvolvimento da ISC DHCP, incluindo suporte a IPv6 e suporte de failover.
Para mais informações entre em contato:
E-mail: ti.vicktorzx@gmail.com
Fone: (62)8510-6284
WhatsApp/Viber/Telegram: (62)8510-6284
Fonte: www.isc.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário